A partir desta data, este Blog será mediado por mim, Cristiane Oliveira, juntamente com Neiva Cardins e Cirlane Lima (alunas do curso de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação em EAD), e construído com a participação/colaboração de todos os interessados no assunto.
Iniciei o desenvolvimento de um texto, destacando a importância do Fórum de discussão para a avaliação em EAD, e apresentando a visão geral de algumas pesquisas que apontam abordagens pedagógicas, características metodológicas e tecnológicas, adotadas em fóruns de discussão, permitindo a compreensão do processo de avaliação da aprendizagem por meio de fóruns de discussão. Não consegui anexá-lo aqui, se desejarem ler é só informar o e-mail no comentário. As pesquisas citadas no texto encontram-se como links neste Blog.
De um modo geral, as ferramentas utilizadas em Ambientes Virtuais nos mostram as grandes possibilidades de utilização ao ensino-aprendizagem, caracterizando-se como espaços pedagógicos, de socialização, de construção de conhecimento, de cooperação. No entanto, percebemos que a avaliação do processo de aprendizagem em EAD, muitas vezes, ocorre de modo convencional, por exemplo, por meio de uma única “prova” ao final do curso, situação em que o aluno não obtém um feedback do professor de modo a (re)orientá-lo no processo de aprendizagem.
Neste contexto, o Fórum de discussão apresenta-se como uma ferramenta que possibilita uma avaliação contínua da aprendizagem e a mediação, sendo uma ferramenta de funcionamento assíncrono, facilita a aprendizagem colaborativa, ao permitir que todos os participantes se expressem e que as intervenções de todos fiquem publicadas para visualização entre todos os demais participantes, de forma a permitir o acompanhamento do debate independente de estar conectado ao mesmo tempo, no decorrer do período estabelecido, a fim de identificar a assimilação e reelaboração do conteúdo.
Em EAD devemos explorar ao máximo as ferramentas de interação, como o fórum de discussão, para que tal dinâmica fortaleça a constituição de uma rede de construção de conhecimentos, bem como possibilite uma avaliação ao longo do processo, favorecendo o aperfeiçoamento do planejamento da disciplina e possibilitando a dinamização do processo de construção e reconstrução do conhecimento, a ação-reflexão e o redimensionamento de ações dos educadores e educandos.
Aguardo contribuições...
Cristiane Oliveira