O Ato de avaliar precisa ser revisto como possibilidade de mudança, uma prática em construção.

O fórum de discussão é uma importante ferramenta ao desenvolvimento da aprendizagem no processo educativo a distância, corresponde a um espaço permanente de interação-ação-reflexão-transformação do eu e do outro.

Convido a todos a refletirem, trocar experiências, bem como trocar conhecimentos sobre a perspectiva da avaliação de aprendizagens por meio de fóruns de discussão.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

O papel do Tutor

Qual deve ser a postura do tutor na avaliação de aprendizagens por meio do fórum de discussão?

5 comentários:

Gilson Castadelli disse...

Oi Cristiane,

Realmente a postura de um tutor ao avaliar a participação dos membros é muito importante.

Acredito que procurar responder, intermediar soluções, debater, orientar são medidas a serem observadas pelo tutor.

Mas com certeza observar se o conteúdo exposto em mensagens realmente contribui de forma significativa é o grande diferencial!!!

Nesse momento o aluno percebe que ele tem que ter responsabilidade no que escreve!

Cito como exemplo uma aluna minha que inverteu o propósito de um fórum e começou a fazer críticas sobre a administração da universidade.

Na conversa mesmo, fui afunilando e mostrando para ela que existem caminhos a serem seguidos para a resolução de certos problemas.

Acredito que ela perceber, com todo o respeito que é exatamente isso que queremos ao nos comunicar com os outros: RESPEITO!!!

Valeu

Um abraço

Gilson Castadelli
Ourinhos - SP

Cristiane Oliveira disse...

Oi Silvana, é uma estratégia interessante publicar as "netiquetas" de modo a orientar o trabalho, esclarecer a postura do aluno e do tutor. Deste modo principalmente o aluno iniciante em EAD conhece um pouco sobre a aprendizagem e o processo de avaliação por meio de fóruns, o que se espera dele e o que ele pode esperar do professor. Silvana, concordo que não fugir do foco é importante, e o tutor/professor pode orientar/conduzir o aluno ou grupo para que encontre o caminho/foco.Preocupa-me somente a definição de conteúdos/temas rígidos e/ou perguntas com respostas pré-definidas, no qual podemos perceber a presença de um modelo tradicional. Obrigada pela colaboração. Cristiane

Cristiane Oliveira disse...

Oi Gilson,
As responsabilidades do tutor são muitas, como você citou, para cada característica da turma observada por meio do fórum ele precisa desempenhar diferentes papéis (debatedor, moderador, facilitador, condutor, animador, etc.) de modo a mediar o processo de aprendizagem.
O tutor deve ainda observar o significado que será dado para o uso dos recursos por meio da criação e recriação de estratégias adequadas, observando a importância da qualidade do relacionamento entre pessoas que “...evidencia a necessidade de repensar valores, bem como, colocar em prática atitudes de abertura, humildade, respeito e aceitação, ou seja, aquelas que acolhem as potencialidades e as fragilidades das pessoas envolvidas...” (PRADO; ALMEIDA, 2003, p.81) em um trabalho de colaboração, enfim, um equilíbrio nas trocas: respeito mútuo, cooperação, democracia, liberdade, autonomia.
Parabéns por você ser um tutor atento ao relacionamento humano!
Abraços,
Cris

EaD Educação disse...

Depois de visitar vários blogs, ler artigos e principalmente ler o que esta no seu blog, fiquei impressionado como o fórum é fundamental para a interação entre alunos e professor e aluno - aluno. Os três autores deixam claro que é necessário, dedicação, objetividade, atenção, e muito diálogo. Aprendi muito sobrte essa ferramenta com tudo o que li de (Filho e Oliveira 2006)
(Otsuka 2002)e ( Domingues 2006). Parabéns...

Cristiane Oliveira disse...

Oi Finelli, obrigada pela participação no blog. Você poderia postar alguns resultados de sua pesquisa aqui, o que acha?
Cristiane