O Ato de avaliar precisa ser revisto como possibilidade de mudança, uma prática em construção.

O fórum de discussão é uma importante ferramenta ao desenvolvimento da aprendizagem no processo educativo a distância, corresponde a um espaço permanente de interação-ação-reflexão-transformação do eu e do outro.

Convido a todos a refletirem, trocar experiências, bem como trocar conhecimentos sobre a perspectiva da avaliação de aprendizagens por meio de fóruns de discussão.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Olá caros amigos visitantes deste Blog,

A partir desta data, este Blog será mediado por mim, Cristiane Oliveira, juntamente com Neiva Cardins e Cirlane Lima (alunas do curso de Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação em EAD), e construído com a participação/colaboração de todos os interessados no assunto.

Iniciei o desenvolvimento de um texto, destacando a importância do Fórum de discussão para a avaliação em EAD, e apresentando a visão geral de algumas pesquisas que apontam abordagens pedagógicas, características metodológicas e tecnológicas, adotadas em fóruns de discussão, permitindo a compreensão do processo de avaliação da aprendizagem por meio de fóruns de discussão. Não consegui anexá-lo aqui, se desejarem ler é só informar o e-mail no comentário. As pesquisas citadas no texto encontram-se como links neste Blog.

De um modo geral, as ferramentas utilizadas em Ambientes Virtuais nos mostram as grandes possibilidades de utilização ao ensino-aprendizagem, caracterizando-se como espaços pedagógicos, de socialização, de construção de conhecimento, de cooperação. No entanto, percebemos que a avaliação do processo de aprendizagem em EAD, muitas vezes, ocorre de modo convencional, por exemplo, por meio de uma única “prova” ao final do curso, situação em que o aluno não obtém um feedback do professor de modo a (re)orientá-lo no processo de aprendizagem.

Neste contexto, o Fórum de discussão apresenta-se como uma ferramenta que possibilita uma avaliação contínua da aprendizagem e a mediação, sendo uma ferramenta de funcionamento assíncrono, facilita a aprendizagem colaborativa, ao permitir que todos os participantes se expressem e que as intervenções de todos fiquem publicadas para visualização entre todos os demais participantes, de forma a permitir o acompanhamento do debate independente de estar conectado ao mesmo tempo, no decorrer do período estabelecido, a fim de identificar a assimilação e reelaboração do conteúdo.

Em EAD devemos explorar ao máximo as ferramentas de interação, como o fórum de discussão, para que tal dinâmica fortaleça a constituição de uma rede de construção de conhecimentos, bem como possibilite uma avaliação ao longo do processo, favorecendo o aperfeiçoamento do planejamento da disciplina e possibilitando a dinamização do processo de construção e reconstrução do conhecimento, a ação-reflexão e o redimensionamento de ações dos educadores e educandos.


Aguardo contribuições...

Cristiane Oliveira

3 comentários:

Anônimo disse...

Daniel LaLiberte e David Woolley (http://www.december.com/cmc/mag/1997/may/lalib.html), apresentam dois modos de estruturação de participação em fóruns de discussão:
Na estrutura em Estrela o fórum é composto de uma lista de discussões ativas, com as discussões estruturadas em lista linear de mensagens, ordenadas por datas de publicação. A navegação reflete o modo como às discussões transcorrem apresentando uma postagem após a outra;
Na estrutura Árvore, a lista de discussão é ativa, mas as mensagens são seguidas por sua replica, que por sua vez são seguidas por outras replicas, sucessivamente. A discussão se concentra em um ponto de vista de interesse do aluno, sendo possível ignorar discussões que não sejam do interesse deste.
Cirlane

Cristiane Oliveira disse...

Cirlane já participei de um fórum na estrutura Árvore, e confesso que a repetição de vários comentários relacionados a um novo comentário postado acaba se tornando cansativo e confuso. E, como você disse, a discussão acaba se concentrando no interesse do aluno sendo possível ignorar as outras, eu acho mais coerente que o aluno tenha uma visão global. Ah, não tenho nenhum material que fale destes modos de estruturação de fóruns, você pode me dizer a fonte?
Obrigada
Cristiane

Alisandra C. Fernandes disse...

"Momento de Reflexão"

Gostaria que juntos podessemos analisar os pontos abaixo mencionados. Acredito que dessa maneira iremos construir algumas diretrizes para avaliar melhor essa ferramenta.

1) Comparar o CHAT com as outras ferramentas: Quais são as diferenças com outras ferramentas como fóruns, wikis, listas...?


2) Desenvolver as principais importâncias do chat: quais são suas vantagens? Quais os aspectos podem ser explorados?

3) Refletir sobre os problemas: Como criar introduzir um tema? Como um Chat pode ser melhor planejado: entrevista ou auto-dirigido?


4) Pesquisar os casos e soluções: Em quais universidades ou instituições de ensino o chat foi utilizado com sucesso? Quais principais problemas enfrentados?

5) Sugerir formas de uso: Quais tecnologias podem ser aplicadas conjuntamente?

Aguardo sua resposta lá no meu blog
http://eadalisandra.blogspot.com/
Alisandra