O Ato de avaliar precisa ser revisto como possibilidade de mudança, uma prática em construção.

O fórum de discussão é uma importante ferramenta ao desenvolvimento da aprendizagem no processo educativo a distância, corresponde a um espaço permanente de interação-ação-reflexão-transformação do eu e do outro.

Convido a todos a refletirem, trocar experiências, bem como trocar conhecimentos sobre a perspectiva da avaliação de aprendizagens por meio de fóruns de discussão.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Critérios

Quais os critérios que devem ser considerados na avaliação da aprendizagem por meio de Fóruns de discussão?

3 comentários:

Anônimo disse...

teste

Neiva Cardins disse...

É mto importante que o tutor esteja atento não somente a quantidade de mensagens postadas em um fórum de discussão mas essencialmente o nível de debate que se trava. Ele poderá ter algumas atribuições, como por exemplo, abrir tópicos ou fóruns, esclarecer os cursistas os objetivos propostos das atividades...responder aos questionamentos, dar o feddback aos alunos e instigar reflexões críticas

Neiva

Cristiane Oliveira disse...

Isto mesmo Neiva, o professor pode adotar critérios quantitativos que considere a quantidade de mensagens postadas pelo aluno, mas os critérios qualitativos que estão relacionados ao “nível do debate” precisam ser considerados acima dos quantitativos.
Devemos considerar vários critérios qualitativos e defini-los bem, por exemplo, ao avaliar o critério CONTEÚDO podemos considerar: o entendimento do tema estudado; a assimilação de novos conhecimentos relacionados ao tema; a lógica das considerações apresentadas; a autonomia na busca de conhecimentos; a articulação do tema proposto e a forma como as mensagens são apresentadas, ou seja, o aluno apresenta argumentações, concordâncias e contraposições bem fundamentadas, o aluno é questionador e sugere sugestões, o aluno não se posiciona em suas mensagens.
Abraços,
Cristiane Oliveira